Mensagem do Presidente da Direção

O Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes é uma instituição de Utilidade Pública (Despacho n.o 2056/2008, de 18 de janeiro), que tem como patrono a excelsa figura desse Bispo do Porto, adotando, globalmente, a sua vida, obra e pensamento como referência eclesial e cívica, fonte permanente de inspiração dos valores assumidos em prol da promoção sociocultural presente na diversidade das unidades, cursos e demais atividades, que constituem o programa do Instituto.

Dotado de um corpo docente de excelência, é frequentado por cerca de meio milhar de “alunos”, interessados e ativos, erigindo-se, deste modo, em polo de formação privilegiada, no território da cidade do Porto e da região. Com mais de trinta unidades culturais, vários cursos práticos e outras atividades no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, onde se Com mais de trinta unidades culturais, vários cursos práticos e outras atividades no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, onde se distinguem abordagens interdisciplinares nas áreas das ciências e técnicas do património, das ciências religiosas, dos estudos e práticas literárias e artísticas e de outras disciplinas, como a Filosofia e a Psicologia, a Sociologia e a Política, a Comunicação Social e as Novas Tecnologias, afirma-se como espaço cultural, em diálogo, reflexão, debate e partilha.

Ao celebrar o seu 20º ano sob o signo de Sophia de Mello Breyner Andresen, o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes pretende render homenagem a sua “casa”, construção e família, pelo significado, real e simbólico, de tão singular património, físico, cultural e moral, que nos legou, com evocação encantada do relacionamento entre D.António e Sophia, como se manifesta no prefácio que redigiu para os seus Contos Exemplares.

Armando Coelho