16.  Geografia Literária (Roteiros Literários, Turismo e Gastronomia)

Docente: Dr. José Vale de Figueiredo
Horário: 3ª. Feira, às 15h00 
Início: 3 de outubro de 2017

 

Programa

 

Nos três meses finais de 2017, completar-se-á o programa delineado para o ano lectivo 16-17. Assim, teremos ainda, a evocação dos 150 anos da publicação de “AS PUPILAS DO SR.REITOR” ( Júlio Dinis), e, também, a celebração de iguais anos de nascimento de Camilo Pessanha e António Nobre, bem como o centenário do falecimento de Abel Botelho.

Para o ano de 2018, o programa inserirá as seguintes temas:

– A Literatura e os seus espaços; a Geografia Literária e o Turismo.

-A emergência do Regionalismo na Literatura; a Paisagem – da Arte à Literatura.

– Módulo especial: a História do Turismo como elemento relevante para a Literatura e o Sentido da Viagem:

a) Os HOTÉIS e CAFÉS histórico-literários; as primeiras Agências de Viagem e de Navegação; os Meios de Transporte (barcos, comboios, aviões, automóveis, autocarros); Malas de Viagem; Rótulos de hotel; o aparecimento dos primeiros mapas turísticos e dos primeiros guias.

b) Os escritores portugueses e a viagem (“VIAGENS NA MINHA TERRA”); o aparecimento das primeiras obras escritas propositadamente para viajar.

Viajar com: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Miguel Torga, Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Outros Autores (Norte, Centro e Sul).

– A Literatura e a Gastronomia.

– Evocação de efemérides relacionadas com a Literatura:

a) 150 Anos de “UMA FAMÍLIA INGLESA”, de Júlio Dinis

b) A Grande Guerra e a Literatura

c) 150 de diversos Romances de Camilo

– O PORTO E A GEOGRAFIA LITERÁRIA BRASILEIRA

– Prosseguimento de iniciativas no exterior, relacionadas com os temas tratados, intensificando a presença já crescente, da Unidade de Geografia Literária em acções que poderão considerar-se pioneiras (“FOZ LITERÁRIA” – União de Freguesias Aldoar Foz do Douro Nevogilde) e “CAMPANHÃ PASSADO E PRESENTE” – Campanhã).