22.  Cinema Moderno: Filmes, Autores e Estéticas

Docente: Dr. Sousa Dias
Horário: 3ª. Feira, às 14h30 
Início: 10 de outubro de 2017

 

Programa

 

  1. Do classicismo para a modernidade: o cinema japonês (sessão teórica)
  2. Viagem a Tóquio / Yasujiro Ozu / 1953
  3. Viver / Akira Kurosawa / 1952
  4. O herói sacrílego / Kenji Mizoguchi / 1955
  5. O gosto do saké / Yasujiro Ozu / 1962
  6. O cinema italiano do pós-guerra, do neo-realismo e de Fellini ao «troppo tarde» de Visconti (sessão teórica)
  7. Umberto D/ Vittorio de Sica / 1952
  8. Roma / Federico Fellini / 1971
  9. Sentimento / Luchino Visconti / 1954
  10. Morte em Veneza / Luchino Visconti / 1971
  11. Luís II da Baviera (1) / Luchino Visconti / 1972
  12. Luís II da Baviera (2) / Luchino Visconti / 1972
  13. O cinema moderno francês antes da «nova vaga» (sessão teórica)
  14. A comédia e a vida / Jean Renoir / 1952
  15. Elena e os homens / Jean Renoir / 1956
  16. A festa dos sentidos / Jean Renoir / 1959
  17. As férias do Sr. Hulot / Jacques Tati / 1953
  18. O meu tio / Jacques Tati / 1958
  19. Diário de um pároco de aldeia / Robert Bresson / 1950
  20. O carteirista / Robert Bresson / 1959
  21. Peregrinação exemplar / Robert Bresson / 1966
  22. Os chapéus-de-chuva de Cherburgo / Jacques Démy / 1963
  23. O cinema escandinavo de Dreyer e Bergman e o cinema das pulsões de Buñuel (sessão teórica)
  24. O dia de cólera / Carl Th. Dreyer / 1943
  25. A palavra / Carl Th. Dreyer / 1955
  26. Morangos silvestres / Ingmar Bergman / 1957
  27. Fanny e Alexandre (1) / Ingmar Bergman / 1982
  28. Fanny e Alexandre (2) / Ingmar Bergman / 1982
  29. O anjo exterminador / Luis Buñuel / 1962 & Simão do deserto / Luis Buñuel / 1965
  30. Belle de jour / Luis Buñuel / 1967
  31. Do lado da América: de Welles ao «novo cinema americano» e à nostalgia cinéfila do olhar europeu (sessão teórica)
  32. Citizen Kane / Orson Welles / 1941
  33. 12 homens em fúria / Sidney Lumet / 1957
  34. Paris, Texas / Wim Wenders / 1984