3. Poesia e Dizer

Docente: Dr.ª Maria Celeste e D. Sousa Alves (ISTGL)
Horário: ª. Feira, às 10h00 – Quinzenal
Início: 11 de outubro de 2017

 

Programa

 

O programa da Unidade Cultural de “Poesia e Dizer” para o ano lectivo de 2017-2018 terá como objectivo o estudo da poesia contemporânea de expressão portuguesa.

Nesse sentido, proceder-se-á a motivações e dinâmicas que, de alguma forma, entrem no espírito que anima os poetas, aderindo àquilo que Fernando Pessoa define como “importância misteriosa de existir” nessa relação intrínseca que nos une e é transversal à poética contemporânea.

Assim, no vasto panorama da poesia de expressão portuguesa, alargar-se-á o âmbito aos seguintes poetas:

Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais, Sidónio Muralha; Luandino Vieira, Pepetela, Ondjaki, Gonçalo M. Tavares; Rui Knopfli, Mia Couto e outros.

Proceder-se-á a estudos comparativos de autores e épocas, sempre que se encontrem temas que o justifiquem.

Promover-se-ão encontros com poetas.

Temas como o Natal, a Páscoa, o Carnaval, Festas Populares e qualquer outro evento que suscite o interesse geral serão motivo para uma intervenção especial da Poesia.

Estimular-se-á a arte de dizer simultaneamente com a produção escrita como forma criativa de desenvolver o gosto pelo sentido e força da palavra.

Os textos que forem surgindo ao longo do ano, por livre iniciativa ou por motivação da professora, serão reunidos e publicados num pequeno livro.

Organizar-se-ão visitas culturais que tenham como centro de interesse a poesia