Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes
Instituição de Utilidade Pública (Despacho nº. 2056/2008, de 18 de Janeiro)
D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto(10.5.1906 – 13.4.1989)
Pensador ilustre, fez da cultura o grande instrumento da sua acção pastoral.
Nascido em 1997 sob o impulso brotado da preocupação de se dar apoio a quem, entrado na era da disponibilidade de tempo que a reforma traz, encontre na cultura o melhor lenitivo para se motivar intelectualmente e se dispor a continuar a ser útil, o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes tem-se concretizado num projecto muito diversificado.
O Instituto
A vida da Instituição assenta nas matérias ministradas e na competência de quem as ministra.
A vida cultural pulula entre “aulas” e visitas culturais, decorrendo paralelamente com ocasionais eventos de cunho mais social como são as refeições festivas, as exposições e as tertúlias.
Não se cultiva a passividade nem o “passar tempo”. Também não se avaliam saberes nem se controlam presenças, nem os programas das disciplinas são fixos. Mas há uma mensagem permanente e subjacente e é que cada pessoa se abra ao “estímulo intelectual” que da vida do Instituto brota e se projecte na vida de cada um.
Por fim, há um aspecto dinâmico-social importante e que decorre da feliz circunstância das pessoas se encontrarem regularmente nas “aulas” ou ocasionalmente nos outros eventos curriculares da Instituição. Esse tempo dinâmico satisfaz a necessidade de se combater a solidão de quem a possa experimentar e serve para que se difunda um espírito de solidariedade humana que é, a todos os títulos, um bem inestimável.