Sessões Abertas

 

 

Dia 3 de julho de 2019 (4ª. feira), às 10 horas

 

Convidam-se todos os elementos deste Instituto para uma sessão aberta promovida pela Dr.ª Celeste Alves da Unidade Cultural Breve – “Poesia e Dizer”, com a presença do Prof. Doutor José Rui Teixeira, que irá apresentar o tema:

“O que os poetas nos ensinam sobre Deus”

 

Nota biográfica:

 

José Rui Teixeira nasceu no Porto, em 1974.

Estudou Teologia [licenciatura] na Universidade Católica Portuguesa e Filosofia [mestrado] na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se doutorou em Literaturas e Culturas Românicas. Desemvolveu projetos de pós-doutoramento na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP e na Facultad de Filología da Universidad de Salamanca.
É diretor e presidente do Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen], na Universidade Católica Portuguesa. É investigador do Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains da Université Paris-Sorbonne, do Instituto de Pensamiento Iberoamericano da Universidad Pontificia de Salamanca e do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da UCP. É membro da Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología [Buenos Aires, Santiago do Chile e Rio de Janeiro].
É diretor pedagógico do Colégio Luso-Francês.
Entre as suas publicações, destacam-se:Vida e obra de Guilherme de Faria: os versos de luz por escrever [2013] e Acerca do desterro: hermenêutica literária e arqueologia cultural [2018].Poesia: Para morrer [2004], O fogo e outros utensílios da luz [2005], Oráculo[2006], Diáspora [2009] e Antípoda[2017]. – Retirado da NET



 

Dia 27 de junho de 2019 (5ª. feira), às 10h30

 

Convidam-se todos os elementos deste Instituto para uma sessão aberta promovida pela Prof.ª Doutora Elvira Mea, da Unidade Cultural – “História do Brasil Contemporâneo (séculos XVIII-XX), com a presença do Mestre José Garcia, que irá apresentar o tema:

 

“Uma proposta para a data de nascimento de Jesus.

A Estrela de Belém e os Magos.”